domingo, 24 de fevereiro de 2019

Leitura Crítica do artigo: Quem estuda ganha até três vezes mais

              Nos dias atuais, a diferença entre trabalhadores com ensino médio e superior completo é cerca de 167%, porém, já foi maior, em 2002, chegando à 192%. Contudo, a diferença é drástica desde a década de 90, quando, em 1995, ja existia a diferença de 134%. Somente 12,5% da população brasileira tem ensino superior concluído, e a taxa de desemprego é de 3,8%, existindo mais empregados com apenas o ensino médio, do que com o ensino superior.
               Quando se tem mestado ou doutorado o salário duplica em relação à quem tem diploma universitário e fica 426% maior com quem tem apenas Ensino Médio.
               É possível relacionar o meio de trabalho com a lei da oferta e da procura. Por existir bem menos pessoas com diploma de ensino superior e/ou mestrado ou doutorado, o salário para o indivíduo que tem um desses é maior em relação à quem não tem (que é a grande maioria) portanto, as empresas devem pagar mais para quem tem mais conhecimento e estudo (sendo um dos porquês que se contratam muito mais pessoas sem diplomas acima do médio). 
                 Algo perceptivo é a queda do prêmio educacional ao longo dos anos, por conta de que os educadores não são mais reconhecidos como antes.

Maria Eduarda Vechi Saab 3ºD
                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário