É perceptível a gritante diferença salarial entre os indivíduos que concluíram o ensino médio, superior e mestrado/doutorado.
A pessoa que concluiu o ensino superior, possui uma renda maior de 167% (segundo os dados da autora Cássia Almeida) do que a pessoa que não realizou, já que os graduados possuem um conhecimento aprofundado sobre determinada área que o outro não possui. Porém, a taxa de desemprego nesta situação chega a mais de 3,8%.
Nesta mesma comparação, pessoas que fizeram o mestrado e/ou doutorado, suas rendas salariais sobem para mais de 426% comparado as pessoas que concluíram o ensino médio. A taxa de desemprego nesta área também existe, porém, deste grupo são apenas 1,4%.
O "prêmio educacional" existente no mestrado/doutorado com o passar dos anos vem sofrendo uma grande queda já que o mercado de trabalho é como uma disputa, onde quem possui mais graduação terá mais chance de obter o emprego.
Nesta geração e as futuras que estarão por vir, são pessoas que desejam aprimorar cada vez mais seu intelecto, que desejam chegar até a pós-doutorado, consequentemente, este "prêmio" passará a ter um valor pequeno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário