domingo, 24 de fevereiro de 2019

Nível de ocupação da população brasileira


 A seguinte tabela complementada por um gráfico de barras, nos apresenta o percentual da população brasileira de 14 anos ou mais e seus niveis de instrução entre os anos de 2015 até 2018.
  É perceptível que o índice de pessoas que só possuem um ano de estudo ou sem instrução teve um leve aumento de apenas um porcento, passando de 13 para 14%, que tomou retorno para 13% e sofreu uma queda para 12%, no ano seguinte.
  Entretanto, uma situação muito lamentante é apresentada na próxima linha, aonde se encontra o ensino fundamental incompleto. Os números são estrondosamente grandes, e não regrediram com o passar do tempo, pelo contrário, aumentaram. Provavelmente isso se deve ao fato de muitas crianças e pré-adolescentes terem que abandonar seus  estudos para ingressar precariamente no mundo de trabalho, que muita das vezes são informais e exploradores, para ajudar na renda familiar.
  Felizmente essa situação é aos poucos revertida nos próximos tópicos, com ênfase no ensino médio e superior completos, aonde o número não regride em nenhum momento e só aumenta. É de tomar entendimento que as pessoas estão se preocupando em terminar os estudos obrigatórios e até ir além disso, como o caso de ensino superior.
  As empresas visam muito o currículo da pessoa e principalmente seu grau de escolaridade, portanto conclui-se que esses indivíduos estão visando um emprego de melhor qualidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário