A primeira tabela e gráfico apresentam a Faixa etária de idade das pessoas entrevistadas:
Aqui podemos ver que a maioria dos indivíduos entrevistados esta entre os 20-29 anos, que provavelmente começaram suas carreira a pouco tempo; a minoria está entre os 19 anos ou menos, pois nessa faixa etária ainda é improvável encontrar profissionais.
A segunda tabela e gráfico apresentam o Sexo dos entrevistados:
Aqui, vemos que a maioria dos entrevistados é do sexo feminino; apresentando 51 pessoas do sexo feminino e 48 do sexo masculino.
A terceira tabela e gráfico apresentam a Dificuldade da escolha profissional:
Analisando essa tabela e gráfico, pode-se perceber que o índice de pessoas que tiveram Alta dificuldade em escolher qual profissão seguir é de 33%, entre os que tiveram Média Dificuldade é de 38% e dos que tiveram Baixa Dificuldade é de 28%. Concluindo então, que dentre os indivíduos entrevistados, os resultados foram próximos, onde alguns tiveram muita dificuldade, outros tiveram mediana dificuldade e alguns quase nenhuma.
A quarta tabela e gráfico apresentam as Dúvidas sobre qual profissão escolher:
A quarta tabela e gráfico dizem respeito as 'Duvidas sobre qual profissão escolher' e analisando-as, pode-se perceber que o índice de pessoas que tiveram dúvidas sobre qual profissão escolher é de 54%, dentre as pessoas que não tiveram dúvidas o índice é de 32% e das pessoas que nunca pensaram a respeito é de 13%. Conclui-se então, que a maioria dos entrevistados tiveram dúvidas sobre qual profissão escolher, alguns não tiveram dúvidas, e a minoria dos indivíduos nunca pensou a respeito.
A quinta tabela e gráfico mostra a Satisfação na escolha profissional dos indivíduos:
Tais informações nos trazem o nível de satisfação que os entrevistados tem ou não tem em sua escolha profissional e o por quê disso.
A sexta tabela e gráfico mostram se os indivíduos teriam Mudado ou não de profissão no passado, caso tivessem oportunidade:
A sétima tabela e gráfico mostram se os indivíduos Mudariam de profissão atualmente, caso tivessem a chance:
Avaliação sobre o grau de influência na escolha profissional
A partir daqui, usou-se a mesma tabela para cinco diferentes tópicos que apresentam a influencia de alguns fatores na escolha profissional dos entrevistados, como família, amigos, etc.
Decisão Própria:
Esse gráfico e tabela mostram o Grau de influência que a Decisão Própria dos indivíduos teve em sua escolha profissional. Dentre os entrevistados, 69% avalia sua decisão própria como Alta, 22% como Média e 9% como Baixa. Ou seja, a maioria avalia a decisão própria da sua escolha profissional como Alta, tendo sido uma decisão individual. A minoria avalia a decisão própria como baixa, onde houve muita influência de terceiros. E alguns indivíduos avaliam a decisão própria como Média, tendo certa influencia de outras pessoas, mas não totalmente.
Oportunidades de trabalho que a vida oferece:
Esse gráfico e tabela mostram o quanto as 'Oportunidades de Trabalho que a vida oferece' influenciaram o indivíduo na sua escolha profissional. Dentre os entrevistados, 48% diz que tais oportunidades influenciaram altamente na escolha profissional; enquanto 33% acredita que influenciaram, mas não totalmente; e por fim, 18% acredita que essas oportunidades influenciaram muito pouco. Conclui-se que a maioria teve certa influência a partir das oportunidades de trabalho, mas não uma total influencia, dando importância também a outros fatores da profissão.
Família:
Família:
Esse gráfico e tabela mostram o quanto a Família dos indivíduos entrevistados influenciou em sua escolha profissional. 23% dizem que a família influenciou altamente na sua escolha; 23% dizem que influenciou medianamente e 54% teve baixa influência da família. Os dados mostram que a maioria dos entrevistados recebeu baixa influência da família na escolha profissional; alguns tiveram uma influencia mediana da família; e outros foram altamente influenciados.
Professores:
Esse gráfico e tabela mostram o grau de influência que os Professores tiveram na escolha profissional dos entrevistados. Onde 8% apontam que os professores influenciaram altamente; 17% apontam que influenciaram medianamente e 75% apontam uma baixa influência. Conclui-se então, que a maioria não recebeu muita influência dos professores, mas ainda sim, para alguns, houve uma influência.
Colegas e amigos:
A tabela e gráfico mostram a influência de Colegas e amigos na escolha profissional dos indivíduos. Onde 9% tiveram alta influência dos amigos; 17% tiveram influência mediana e 74% tiveram baixa influência. Conclui-se então, que alguns entrevistados foram altamente influenciados pelos colegas e amigos, alguns receberam determinada influência e a maioria não recebeu praticamente nenhuma.
Considerações finais:
Apesar do grande número de entrevistados, no geral podemos notar que grande parte desses profissionais está satisfeito com sua escolha profissional e não mudaria hoje em dia, mesmo se tivesse a oportunidade. Porém destaca-se também o fato de que algumas pessoas estão insatisfeitas profissionalmente, por não serem recompensadas corretamente, e por acabarem por estar em uma profissão que não foi de total escolha dela, individualmente. Isso trás a tona a importância de se construir mentes abertas e preparadas para trilharem seu caminho sozinhas e através de suas próprias escolhas. O que reflete na importância da matéria de Preparação Acadêmica nas escolas, onde o aluno aprende e realiza atividades que o ajudam, de certa forma, a projetar suas metas e interesses individuais, formando assim um ser humano mais complexo e preparado academicamente e profissionalmente.
-Postagem pelo aluno Victor Hugo Andrian; N° 33; 3°D, Sebastião Fernandes Palma - PEI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário