O tema abordado na aula, dessa vez foi a satisfação e insatisfação no ambiente de trabalho profissional. Em sala, realizamos a leitura de dois textos, um deles trazia uma pesquisa sobre a infelicidade das pessoas no trabalho, e o outro trazia o contrário, uma pesquisa que apontava profissionais satisfeitos com seus trabalhos.
O primeiro, como dito, traz um pouco sobre a realidade do trabalho de pessoas que não estão felizes em seus respectivos empregos. Seja por rotina, salário, ambiente de trabalho, etc. Esse texto traz uma pesquisa feita com mais de 6 mil pessoas, em que 48% dizem não estar satisfeitos, e traz ainda o fato de que o grau de insatisfação no trabalho tem haver com a idade, formação profissional e também com a área em que a pessoa atua.
Junto a pesquisa feita por Veruska Donato, o texto traz também alguns apontamentos e sugestões para pessoas que não se sentem satisfeitas com seus empregos, buscando esclarecer que nem sempre tal insatisfação tem haver com o trabalho em si, e que talvez, em sua maioria, tal problemática se da por problemas ligados ao trabalho, mas não ele em si, como por exemplo o salário.
O segundo texto, trata-se de uma pesquisa feita com 7.855 pessoas, de 8 países diferentes, sobre a satisfação dos profissionais entrevistados em seus respectivos trabalhos. Diferente do primeiro texto, que traz uma problemática e tenta dar soluções para a mesma, esse texto traz apenas o ideal de satisfação, em que 48% dos entrevistados dizem estar satisfeitos com seus empregos. E, além disso, apresenta também dicas sobre como manter-se satisfeito exercendo sua profissão.
Nota-se em ambos os textos, uma certa tentativa de auxílio quanto a realidade vivida por milhões de profissionais, a insatisfação no trabalho. Vale destacar também, que tais textos não abordam apenas o senso comum, e sim buscam soluções profundas e fundadas em pesquisas feitas por profissionais que entendem do assunto abordado. Fazendo com que seja possível o fácil entendimento dos assuntos abordados e fazendo também com que haja uma solução para os indivíduos que estão nessas situações de infelicidade.
-texto produzido pelo aluno Victor Hugo Andrian, n° 33, 3D.
-texto produzido pelo aluno Victor Hugo Andrian, n° 33, 3D.
Nenhum comentário:
Postar um comentário