A nós, estudantes da E. E. Prof Sebastião Fernandes Palma, da 3D, foi apresentada uma palestra sobre como é a vida de uma universitário do curso de Ciências da computação. O estudante Emerson S. T. Melo foi a nossa escola para falar um pouco sobre como o estudante (em especifico de ciência da computação) se vê na faculdade, quais são seus maiores obstáculos, como são as aulas, e etc. Segue abaixo um relatório com perguntas relacionadas à profissão da estudante.
1. Qual é a sua profissão?
R: Estudante de Ciências da computação.
2. Como você fez sua escolha profissional?
R: Ele disse que por mais que seja uma área que esteja em alta atualmente, ela futuramente pode acabar. Porém em sua visão ele sente que esse curso/área nunca vai acabar, pois é algo que ele ama. O mesmo também comentou que gostaria de de fazer inteligência artificial ou segurança de internet entre as áreas de atuação do curso.
3. Como foi sua entrada no mercado de trabalho nesta carreira?
R: Ainda não entrou no mercado de trabalho.
4. Quais são as oportunidades de atuação profissional para essa carreira, além desta em que você atua?
R: Citou que são diversas, e deu ênfase em algumas: Programação de sites, games, apps para Android e iPhone; Inteligência artificial; bugbusters.
5. Que pontos positivos e desafios você identifica em cada uma delas?
R: O estudante comentou que além de você ter a oportunidade de crescer muito profissionalmente, a área também pode te oferecer muito lucro, dependendo do tipo de profissional que você é. Disse também que no geral ele acha que possa haver um pouco de dificuldade em relação a criatividade na criação dos sites, com design, facilidade de acesso e etc.
6. Atualmente, como é o mercado de trabalho para essa profissão?
R: O estudante pareceu confiante ao dizer que é preferível e mais favorável você abrir sua própria empresa ao invés de trabalhar para alguém, o que muitas vezes é difícil.
7. Que dicas você daria para quem quer seguir essa profissão?
R: Citou que é bom ser fluente em inglês, pois facilita na hora da leitura sobre determinados assuntos que são relacionados a área, que há certa dificuldade em encontrar leituras para estudo em português; E recomendou tentar ter algum tipo de experiência na área por mais mínima que seja, que provenha de antes da faculdade e do mercado de trabalho, para facilitar o caminho.
-Estudante Victor Hugo Andrian, n° 33
Nenhum comentário:
Postar um comentário