O estudante Emerson, ministrou uma palestra sobre a vida universitária. Ele cursa a modalidade de Bacharelhado em Ciência da Computação no IFSP.
O estudante compartilhou que passou por várias opções de curso antes de escolher o atual. Sua escolha, segundo ele, foi por conta de ele ter tido contato com a área através do pai, que trabalha em uma das vertentes da Computação. Com essa influência, ele passou a ter contato com o ramo e se interessou. Analisando bem, conseguiu perceber que é uma área que tem muito a crescer e inovar, que assim como as outras, pode não ter sucesso, mas que os avanços tecnológicos só tem perspectiva de crescimento, e isso o motivou muito na sua escolha.
Ele ainda não entrou no mercado de trabalho, mas quando for entrar, pretende seguir pelo caminho de programação de sites, games, aplicativos para Android e IOS, Inteligência Artificial, Bugbald, etc.
Ele elencou como "ponto negativo", dificuldade que ele encontrou, a questão da criatividade, pois nessa ramo, é necessário a qualidade e eficiência do serviço, mas muita criatividade, pois comk dito anteriormente, é um ramo que sempre está crescendo, então requer sempre coisas novas, para não acabar caindo na mesmisse, no padrão. Entretanto, essa dificuldade nem se compara aos lucros, que são muito bons.
Atualmente, o mercado de trabalho para essa carreira é amplo e bem diversificado. O estudante aponta que investir em uma empresa própria, empreender, é uma boa opção, pois rende resultados e lucros maiores, com rápido alcance.
A dica que o Emerson deu aos ouvintes para quem quer seguir a carreira, é ter um bom domínio da Língua Inglesa, pois maioria dos artigos e materiais de estudo do curso estão em inglês, e a compreensão para quem já possui uma fluencia é melhor, pois são termos acadêmicos. Citou também que uma experiência com computadores, por mínima que seja, já ajuda muito durante o desenvolvimento do curso, é uma prévia.
Bianka Rumayor, 3D, N°02
Nenhum comentário:
Postar um comentário