Ao iniciarmos outra atividade do capítulo 6 nas aulas de preparação acadêmica, foi apresentado uma reportagem sobre as experiências dos jovens brasileiros e estudantes de Ensino Médio na maior feira de ciências e engenharia do mundo a Intel internacional science and Engineering Fair.
Com isso, esses estudantes criavam vários projetos a serem apresentados e julgados.
É perceptível, nos adolescente diversas qualidades dentro da área, e as competências gerais que eles desenvolveram para realização dos seus sonhos, bem como, os indivíduos têm que ter um inglês fluente para realização de seu trabalho, já que vai ser apresentado fora do Brasil, que no caso na FEBRACE de 2013 foi realizada no Arizona; ter dedicação e persistência, pois a parte dos projetos são realizadas por meio de hipóteses, ou seja, elas podem ou não dar certo; ter maturidade para saber lidar com as situações problemas e trabalhar em grupo, levando em consideração as ideias de todos e visando um bom projeto de ciências e engenharia, para tanto conseguir prêmios e bolsas de estudos.
Além disso, cabe destacar as cinco principais dicas feitas pela professora Doutora Roseli de Deus Lopes, o que terão de ter para percorrer o caminho da pesquisa científica, bem como, os pré-cientistas devem ser atentos e observadores na parte de seus projetos, formulando hipóteses, realizando testes e sendo verdadeiros e condizentes com aquilo que está sendo exposto para as pessoas, pois assim os estudantes até poderiam ter outra dinâmica, fazendo perguntas para os ouvintes e dando possíveis respostas para tais situações problemas, para que assim agregue na população, por isso,é importante que o grupo elabore bem sua tese no tema trabalhado, para não se perder no que será apresentado.
Ademais os jovens terão de trabalhar em equipe, logo para isso precisam saber ouvir opiniões diferentes e respeitar o espaço do outro, é importante ressaltar que é bom que as equipes tenham um orientador mais experiente na área para que eles cometam menos erros e tirem suas dúvidas, além disso, precisam ter responsabilidade sabendo que um depende do outro, sendo cooperativos.
Em suma, os cientistas devem ser criativos, sendo na parte da criação e desenvolvimento do projeto e como esse trabalho será criado e exposto, por exemplo: se por acaso o grupo não tiver condições financeiras para realizar o trabalho, eles podem procurar outros meios, materiais mais baratos e substituí-los; Será feito algum experimento na hora da apresentação? Haverá alguma dinâmica? Quais elementos/ materiais o grupo trouxe para mostrar suas hipóteses? Entre outras coisas.
Portanto, para que esses estudantes consigam realizar seus projetos, algumas competências tem que ser levadas em consideração, para que seus sonhos se realizem e que eles mudem e cresçam como profissionais e como pessoas, sabendo que seu trabalho poderá ser um grande fator colaborativo na sociedade, e também de como esse projeto que incentiva os estudantes a investir seu tempo e dedicação nesse trabalho valerá a pena.
Postado por: Mayara da Silva Souza n° 24
Nenhum comentário:
Postar um comentário