domingo, 31 de março de 2019

pesquisa quantitativa sobre as motivações da escolha profissional












Após ser realizada uma pesquisa com os alunos do 3º D, com o total de 31 alunos em sala de aula, fomos orientados a tabular os dados sobre: o grau de dificuldade na escolha da profissão, dúvidas sobre qual profissão escolher e, alguns fatores que influenciam na escolha profissional dos alunos. Logo em seguida, tornamos as tabelas em gráficos de setores para compreendermos e, termos melhores informações para o nosso autoconhecimento.
 E até mesmo algo que é muito comum entre os jovens de acabar escolhendo uma profissão por vontade dos pais, que estipulam uma pressão sobre o que devemos escolher. Além disso, muitas das vezes somos influenciados por terceiros, e até mesmo pela sociedade que, tem alguns preconceitos com várias profissões. Sendo que, para os jovens que acabam o Ensino Médio têm muitas dúvidas e medos ao escolher um curso, tais pressões só pioram a vida dos mesmos, que no futuro, podem trazer muita infelicidade, pois a área que se atua não é a que desejava.
Por isso, a tabela e o gráfico nos ajuda a identificar o que precisamos trabalhar em nós mesmos, para fazer uma escolha certa de curso superior. Além disso, a professora Lívia, trouxe um vídeo do filósofo Mário Sergio Cortella explicando o que devemos levar em consideração aos critérios na hora de escolher uma profissão, tendo conhecimento prévio, algo que equilibra os nossos gostos, e sem falar na ética. E apontou também três fatores na escolha, o quero, posso e o devo, sendo importantes para a reflexão dos indivíduos na construção do caráter.

Mayara da Silva Souza, nº24, 3ºD

Nenhum comentário:

Postar um comentário