quinta-feira, 7 de março de 2019

Reflexão sobre o nível de ocupação das pessoas de 14 anos ou mais de idade

 A seguinte tabela nos trás os dados referente ao nível de ocupação das pessoas de 14 anos ou mais, e o gráfico remonta essas informações em barras, para ficar mais fácil o entendimento do contexto.
  As idades começam a ser contadas somente a partir dos 14 anos, pois antes disso, o indivíduo está proibido perante a lei de trabalhar, seja formal ou informalmente. Após essa idade, o programa de jovem aprendiz pode ser executado.
  Como apresentado, o percentual de jovens entre 14 e 17 anos é visualmente menor perante os demais, já que nesse momento, muitos adolescentes optam por não trabalhar, mas somente estudar.
  Após isso, o número de adultos entre 18 a 24 anos exercendo ocupação cresce estrondosamente. De 16,5% (referente ao item anterior), o índice sobe para 57,3%. Isso se dá ao caso de, nessa faixa etária, muitas pessoas acabarem os estudos (Ensino Médio), e estarem a procura de um serviço, para que possam se sustentar e/ou ajudar nas contas mensais de seu meio em que vive.
  Porém, esses dados aumentam ainda mais, na coluna dos 25 ao 39 anos. A grande maioria dessa população é a mesma do elemento anterior, mas com acréscimo de aqueles que decidiram ingressar somente no ensino superior (sem partirem para o mercado de trabalho) e o terminaram nesse momento.
  Em contrapartida, esses números caem levemente para os indivíduos entre 40 a 59, algo em torno de 6% (caindo de 75,3 para 69%). Ocorre principalmente por as empresas, com o passar dos anos, selecionar dentre seus funcionários só os que devam ficar, que supostamente os trazem maior rendimento. Com isso, muitas pessoas são demitidas, mandadas embora de seus cargos. Também não se tende a aumentar essa porcentagem pois, conforme a população vai se aproximando dos 60 anos, usam a mesma justificativa de baixo rendimento, e portanto, menos lucro a empresa.
  Dos 60 anos ou mais, os resultados dessa contagem caem de forma extraordinariamente, passando pra somente 21,8%. Não estando em primeiro lugar dos resultados mais baixos, ocupa a segunda posição. É evidente que esse fato aconteça por conta de a grande maioria da população ter/estar se aposentando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário