Vocação é um termo derivado do verbo no latim “vocare” que significa “chamar”.É uma inclinação, uma tendência ou habilidade que leva o indivíduo a exercer uma determinada carreira ou profissão". Mas essa ideia é errônea devido a acreditar que a vocação é inata ao ser. Segundo professores da PUC-SP, Ana Messias Bock e Rogério Duran, dirão que a vocação não existe.
Esses Psicólogos dirão que vocação não é nada mais que uma habilidade e capacidade que é desenvolvida por toda vida. Só para exemplificar, uma criança que lida muito bem com matemática as pessoas dirão que é vocação no entanto a matemática só surgiu propriamente na antiguidade em aproximadamente 300 a.C, logo as espécie homo surge 2,5 milhões de anos bem anterior ao desenvolvimento da matemática, portanto como ser inato algo que foi criando após o ser humano pelos próprios humanos.
Ademais, a vocação é de suma importância para cada indivíduo. Mesmo que seu significado seja implantado de forma inadequada. A partir dela um parâmetro é estabelecido, saber o que é mais apto ou o que gosta mais de fazer, para que futuramente não faça umas escolha´errada. A vocação é necessária, logo testes vocacionais são uma forma para criar um perfil do indivíduo.
Portanto, a vocação deve ser se distanciar do senso comum e deve ser tratada como uma questão mais psicológica e de interesse de cada indivíduo nunca como algo inato e sim uma capacidade ou habilidade, sendo assim, a vocação poderá estar em constante mudança, já que estamos sempre aprendendo coisas novas e adquirindo novas habilidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário