O que é vocação?
Segundo pesquisas por significados reles no Google, os sites nos trás a idéia de que a vocação é algo inato que já nasce com o indivíduo que, com o seu desenvolvimento, vai descobrindo e aprimorando esses 'dons' dados a ele. Entretanto, a entrevista promovida pela equipe de Orientação Profissional do Curso de Psicologia da PUC-SP para o programa Desafio Profissão, relata o contrário.
Durante o bate papo com o entrevistador Silvio Bock, os entrevistados Rógerio Duran (psicólogo da NACE), e Ana Bock (psicóloga da PUC-SP), é dito que a vocação não é algo inato, pré-destinado a pessoa, mas se baseia nas próprias escolhas.
De uma maneira geral, pode se dizer que, durante a fase de crescimento, o indivíduo estabelece pontes mais vinculosas com ações que possuem mais facilidade, se destacando assim nisso. De forma simplificada, quando o mundo é apresentado a criança, que o explora detalhadamente, o mesmo aprecia mais certos pontos do que outros, e nisso desenvolve vínculos mais fortes nessas partes, e se tornando cada vez melhor naquilo. Isso pode se enquadrar também no mercado de trabalho, na qual o trabalhador pode se tornar muito apto em uma função, apenas desenvolvendo ela com muita atenção e cuidado.
Nome: Davi Aleeke Boschini, nº04
Nenhum comentário:
Postar um comentário