sábado, 31 de agosto de 2019

Linha do tempo passado/futuro

PASSADO


FUTURO


nesta postagem em azul, coloquei as atividades que realizei em âmbito escolar durante o meu passado que marcaram em minha memoria.
E na imagem de blocos pretos, coloquei as coisas que almejo realizar futuramente tangendo em minha vida escolar, academica  e de frutos de minha vida academica.




Felipe picão de Melo   nº 06

Questões sobre a palestra da vida de uma universitária

 Nesta terça (27) recebemos a ex aluna da escola Professor Sebastião Fernandes Palma para nos dar uma palestra de como é sua vida de estudante de ensino superior.
 A seguir, está algumas perguntas respondidas de acordo com o que foi apresentado

1. Qual é a sua profissão?

-Atualmente ela é estudante do curso de direito

2. Como você fez sua escolha profissional?

-De primeira idéia, queria passar na carreira militar, porém por não conseguiu, assumiu sua segunda alternativa, cursar direito

3. Como foi a sua entrada no mercado de trabalho nesta carreira?

-Como atualmente não trabalha, somente mantém seus estudos numa faculdade particular

4. Quais são as oportunidades de atuação profissional para essa carreira, além desta em que você atua?

-Como estudante, poderá escolher entre diversas áreas após concluir seu curso, de acordo com seus gostos e feições. Entre as mais conhecidas podemos citar: juíz, advogado, defensor público, direito empresarial, penal, civil, ambiental, administrativo, constitucional, etc



5. Que pontos positivos e desafios você identifica em cada uma delas?

-Por estar fazendo a faculdade ainda, é dito sobre seus parâmetros, no caso o próprio curso. É muito bonito, interessante e amplo, tendo muitas vertentes. As questões mais difíceis é em relação ao mercado de trabalho, pois dependendo de aonde prosseguir, haverá diversas dificuldades e barreiras, além de ampla concorrência

6. Atualmente, como é o mercado de trabalho para essa profissão?

-Como não está inserida no mercado de trabalho ainda, não pôde nós dizer de fato como é, porém a noção que nos passa é de que o marcado é amplo e extremamente concorrido

7. Que dicas você daria para quem quer seguir essa profissão?

-Confie em si mesmo, e se esforce, dê o seu melhor!

Davi Aleeke nº04
                                                 Linha do tempo - passado e futuro




2019) Agosto - Teatro Além de N

Linha do tempo escolar

 Nesta atividade, fizemos uma linha do tempo futura, apoiada na linha do tempo escolar que fizemos no ano passado.
 Nessa nova linha, colocamos nossos planos para a nossa vida; o que irá acontecer, quando.
 A seguir, está apresentando as minhas, a do passado, e a do futuro (em ordem):



Davi Aleeke nº04

Linha do tempo escolar

Fizemos uma linha do tempo escolar, com coisas que já fizemos e o qur pretendemos fazer em relação ao meio escolar.


Igor Gabriel N°9

Palestra: Vida de um Universitário

Nós alunos da 3 série D, tivemos uma palestra onde a convidada nos auxiliou explicando um pouco de como é a vida de um universitário.
A palestrante ingressou na universidade Estácio no ano de 2019, cursando o curso de Direito, segundo ela este curso não era sua primeira opção, pois seu sonho era entrar para o exército, porém por conta de sua estatura não foi aceita, e assim optou pelo curso de Direito. Hoje em dia ela não atua no mercado de trabalho pois faz o curso em uma universidade particular, onde sua renda financeira é dada através de seus pais, portanto ela ainda não tem acesso ao ramo laboral desta área. Atualmente o curso de direito possibilita um leque muito grande, portanto segundo ela a pessoa não necessita em ser somente um advogado ou juiz, ele também pode trabalhar em fóruns ou ser dono deles, e varias outras profissões.
Os desafios encontrados até agora foi do comprometimento com a faculdade, com os horários de estudos e com as provas e os pontos positivos é o amplo caminho que você pode escolher dentro dessa área. 
E assim podemos concluir que a melhor dica para quem quer cursar essa área ou qualquer outra, é se dedicar e confiar em si mesmo, pois tudo é possível. 


Ana Gabriela Viana Adriani
Número 01 

Linha do tempo

Nós alunos da 3D, fizemos uma linha do tempo, que mostra ou passamos e o vamos pretendemos passar em nossa vida como estudantes.


Izabella
N°:11

Linha do Tempo

Nós alunos da 3 série D, nas aulas de Preparação Acadêmica finalizamos nossa linha do tempo, demos início a ela no ano de 2018 contando nossas experiências vividas até aquele momento, agora em 2019 relatamos o que nos aconteceu e o que planejamos para os anos futuro, colocando todo nosso conhecimento que foi adquirido através das aulas de Preparação Acadêmica, assim conseguimos concluir essa nova etapa, e aguardar para que mais pra frente possamos refletir e ver se tudo o que planejamos irá acontecer.
Linha do tempo até 2018.
Linha do tempo a partir de 2019 



Ana Gabriela Viana Adriani 
Numero: 01 

Díptico - a diferença em relação ao ensino superior para geração passada e esta.

Para a geração passada (nossos pais), era algo distante, por isso o quadro "Diana"de The Huntress  como se procurasse algo.
Para está geração é algo muito próximo, como um beijo/casal, e para demostrar isso, o quadro "O Beijo de Gustas Klimt " é um bom representante.

- Alunas: Camille Monteiro n°3
               Gabriely Mendes n°7
               Silvia Zanardo n°32
                 Vitória Teodoro n°35

Linha do tempo antiga e atualizada

No ano de 2018 fizemos uma linha do tempo contando de nossas vidas, nossas experiências e sobre nossa vida acadêmica. Esse ano depois de tudo que aprendemos em preparação acadêmica, vimos outras áreas da faculdade e os níveis de curso superior, foi proposto a nós a continuar nossa linha do tempo com as nossas perspectivas sobre nosso futuro. E para diferenciar isto mudamos o designer da nossa linha do tempo.
Para mim eu pretendo estudar farmácia em nível bacharel, mas talvez futuramente fazer um mestrado e trabalhar na área de pesquisas cientificas desenvolvendo vacinas e soros para diferentes tipos de vírus/ doenças. Por isso foi importante ressaltar as diferenças a cada nível superior de especificação, bem como, nível bacharelado ou licenciatura, especialização ou MBA, Mestrado, Doutorado, Post Doutorado, além de Tecnólogo e entre outros.



Linha do tempo antiga:




Linha do tempo atualizada com as minhas perspectivas:







Postado por Mayara da Silva Souza nº24 

Palestra: A vida de um Universitário

Palestra da ex aluna do E.E Sebastião Fernandes Palma, sobre a vida de um Universitário.


1. Qual é a sua profissão ?
R: Estudante de Direito na Estácio.

2. Como você fez sua escolha profissional ?
R:  Sua primeira opção era entrar no exército, porém não fui aceita por conta de sua altura, então optou pela segunda opção que era direito.

3. Como foi sua entrada de trabalho nesta carreira ?
R:  A palestrante ainda não atua no mercado de trabalho.

4. Quais são as oportunidades de atuação profissional para essa carreira além da que você atua ?
R: A carreira de Direito, possibilita um grande leque de atuação no mercado de trabalho, os exemplos são: advogado, juiz, promotor etc.

5. Que pontos positivos e desafios você identifica em cada uma delas ?
R: Nenhum desafio ela enfrenta, pois sua faculdade e vida de estudante são bancada pelos pais, devido a isso se torna um ponto positivo, pois ela precisa somente se dedicar na sua vida acadêmica.
Entretanto um dos maiores desafios que todo estudante de Direito enfrenta é passar na prova da OAB.

6. Atualmente como é o mercado de trabalho para essa profissão ?
 R :O mercado para essa profissão é amplo, possibilita uma diversa atuação.

7.Que dicas você daria para quem quer seguir essa profissão ?
R: Se dedicar aos estudos.

- Gabriely Caroline Mendes N ° 7 3°D

Linha do tempo atualizada (2019)

Foi proposto a nós, alunos, fazermos a atualização da linha do tempo feita no ano de 2018 e postada aqui no blog, para adicionarmos novas experiencias e perspectivas de futuro.
No meu caso, em vermelho estão as experiencias que tive ao longo dos anos até 2018, e também um pouco sobre o que eu queria para o futuro. Já em azul, estão algumas coisas que já aconteceram nesse ano de 2019 e algumas que eu pretendo fazer com que aconteçam esse ano e no futuro.

Linha do tempo antiga:




Linha do tempo atualizada:





-Aluno Victor Hugo Andrian, n° 33.

Linha do tempo vida acadêmica



- Gabriely Caroline Mendes N°7 3°D

Palestra sobre a vida de uma universitária (Direito)

A nós, estudantes da E. E. Prof Sebastião Fernandes Palma, da 3D, foi apresentada uma palestra sobre como é a vida de uma universitária do curso de Direito. A estudante Isadora Medeiros foi a nossa escola para falar um pouco sobre como o estudante (em especifico de Direito) se vê na faculdade, quais são seus maiores obstáculos, como são as aulas, e etc. Segue abaixo um relatório com perguntas relacionadas à profissão da estudante.


1. Qual é a sua profissão?
R: Estudante de Direito

2. Como você fez sua escolha profissional?
R: Em primeiro plano, a estudante pretendia entrar no exército, mas não pode pois não tinha a altura necessária para tal. Então optou pelo direito, pois disse que amava leis.

3. Como foi sua entrada no mercado de trabalho nesta carreira?
R: Ainda não entrou no mercado de trabalho

4. Quais são as oportunidades de atuação profissional para essa carreira, além desta em que você atua?
R: Bom, a estudante comentou que a formação em Direito abre um leque amplo de escolhas profissionais, o individuo com formação no curso pode atuar como advogado, juiz, promotor, delegado federal, e em muitas outras áreas.

5. Que pontos positivos e desafios você identifica em cada uma delas?
R: A estudante não apresentou nenhuma área em especifico

6. Atualmente, como é o mercado de trabalho para essa profissão?
R: Foi comentado apenas sobre a vestimenta, que existia a obrigação do uso de "roupas sociais"

7. Que dicas você daria para quem quer seguir essa profissão?
R: Disse que gostar de ler, ter boa dicção são pontos importantes se você quer ser um bom profissional.


-Aluno Victor Hugo Andrian, n° 33.

Palestra: A vida de um Universitário

Palestra da ex aluna do E.E Sebastião Fernandes Palma, sobre a vida de um Universitário.


PERGUNTAS

1. Qual é a sua profissão?

2. Como você fez sua escolha profissional?

3. Como foi a sua entrada no mercado de trabalho nesta carreira?

4. Quais são as oportunidades de atuação profissional para essa
carreira, além desta em que você atua?

5. Que pontos positivos e desafios você identifica em cada uma
delas?

6. Atualmente, como é o mercado de trabalho para essa
profissão?

7. Que dicas você daria para quem quer seguir essa profissão?

RESPOSTAS

1- Estudante de Direito da Estácio.

2-  Direitonão era a primeira a opção dela, ela queira ser militar mas não consegui por causa de sua altura.

3-Ela ainda não trabalha na área

4- Juiz, advogado, defensor público, promotor e procurador, delegado de Polícia, diplomata, desembargador dentre outras profissões.

5- Ponto positivo é que é uma profissão muito valorizada, e os desafios é arcar com custo dos livros e vestimentas.

6- Ela não comentou muito, mas é amplo.

7- Estudar bastante, gostar de ler e saber argumenta

Igor Gabriel N°9 

Linha do tempo vida acadêmica


- Laura Santos n° 14  3D

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Linha do tempo

Nome: Vitória Teodoro Rodrigues N: 35

Palestra sobre a vida de um Universitário

1. Qual é a sua profissão ?
= Estudante

2. Como voçê fez sua escolha profissional ?
= Queria entrar no exército, mas não fui aceita por conta da altura, então optei pela segunda opção que era direito.

3. Como foi sua entrada de trabalho nesta carreira ?
=Não trabalho

4. Quais são as oportunidades de atuação proficional para essa carreira além da que voçê atua ?
=Ainda não estou atuando em nenhuma.

5. Que pontos positivos e desafios voçê identifica em cada uma delas ?
=Um dos maiores desafios é passar na prova da OAB.

6. Atualmente como é o mercado de trabalho para essa profissão ?
=Não foi comentado

7.Que dicas voçê daria para quem quer seguir essa profissão ?
=Se dedicar aos estudos.


Nome: Vitória Teodoro Rodrigues  N:35

Palestra sobre a vida de uma universitária ( Direito)

Após ser realizada uma palestra com uma ex aluna do PEI Isadora Medeiros, que atualmente está cursando direito na instituição Estácio Ribeirão Preto. Foi apresentado a rotina de um calouro em direito e sobre a Estácio, e de como ela ingressou na instituição pela própria prova do local, e de como ela conseguiu 50% de bolsa. Além disso, ela apresentou os programas para ingressar nas universidades como SiSU, PROUNI e FIES.
Atualmente ela é uma estudante do curso de Direito na Estácio, mas seu sonho era ser do exército, todavia por causa da sua estatura não pode entrar. Então a sua segunda opção era o  Direito e os pais dela a mantém então ela só estuda.
Além disso, ela disse as oportunidades do mercado de trabalho por ser uma advogada, ela pode prestar concursos públicos e trabalhar para prefeitura, pode ser delegada, juíza, promotora, e diplomata entre outras ... E ela ainda está no  primeiro ano de Direito, então não sabia explicar os pontos positivos e desafios da profissão. Mas deu algumas dicas de vestimenta que a profissão exige, bem como o uso de vestimentas sociais no fórum.
Ficou perceptivo que o mercado de trabalho para essa profissão é muito amplo, pois além de ter diversas áreas, o advogado entre outras ramificações pode trabalhar na área jurídica, criminalista e trabalhista, além de outras áreas. 






Postado por Mayara da Silva Souza n° 24

Relatório da Palestra de Como é a Vida Universitária da aluna Isadora Medeiros

No dia 27 de Agosto foi apresentado  aos estudantes do ensino médio, na escola Sebastião Fernandes Palmas, com o projeto PEI ( Programa de Ensino Integral). Ministrada pela ex aluna Isadora Medeiros que atualmente cursa Direito na universidade Estácio.
Sendo assim, a aluna relatou que sua primeira opção de carreira profissional, seria Militar, porém pela sua altura não poderia ser aceita. Logo, por adorar ler, debater e inclusive amar os artigos e a própria constituição, decidiu optar pelo direto.
Todavia, a aluna não ingressou no mercado de trabalho ainda pois, seus pais o sustenta.
Ao decorrer da ministração, foi apresentado a diversidade de oportunidades no curso de direito, já que não de restringe apenas a advogacia.
O obstáculo maior da aluna, seria a prova OAB, que disponibiliza o direito de advogar. Porém, não foi apresentado como é o mercado de trabalho, sua  rotina e entre outras coisas.
As dicas apresentadas para quem se interessa na área, seria gostar de ler muito, ter muito empenho nos estudos e principalmente compromisso.
Portanto, foi de grande auxílio sua ministração, para nos alertar a diferença da universidade entre o Ensino médio. Mas também, para apresentar sua universidade onde cursa Direito e todos os meios de como entrar e entre outros.

Aluna: Laura Antonia n°14 3°D

Palestra sobre a vida de um universitário

1. Qual é a sua profissão?
= Estudante

2. Como você fez a sua escolha profissional?
= Queria entrar no exército, mas devido a altura, não pude entrar, então acabei optando pela segunda opção que era direito

3. Como foi a sua entrada no mercado de trabalho nesta carreira?
= Não trabalha

4. Quais são as oportunidades de atuação profissional para essa carreira além desta que você atua?
= Ainda não atuo em nenhuma

5. Que pontos positivos e desafios você identifica em cada uma delas?
= O maior desafio é passar na prova da OAB

6. Atualmente, como é o mercado de trabalho passa essa profissão?
= Não foi citado

7. Que dicas você daria para quem quer seguir essa profissão?
= Ler e estudar muito.

Nome: Izabella Fernandes
N°: 11

Relatório da Palestra sobre vida Universitária.

Relatório da Palestra sobre vida universitária

A palestrante Isadora Medeiros está cursando Direito, na Instituição de Ensino Estácio (particular). Ela cursa o segundo semestre do curso.
A estudante relatou que a sua escolha profissional em primeira opção era a carreira Militar, mas não passou na prova por falta de altura. Sendo assim, ela ingressou em sua segunda opção, o Direito.
Ela ainda não entrou no mercado de trabalho, apenas estuda ( os pais sustentam).
As opções de atuação são bem amplas, não se restringindo apenas à advogar, mas também pode-se ingressar em delegacias, etc.
O maior desafio enfrentando para a estudante até agora é a OAB, a prova que lhe dá o Direito de advogar, caso ela não seja aprovada, ela ainda não será uma Advogada.
A palestrante não entrou no assunto de como é o mercado de trabalho em sua área.
As dicas que ela deu para quem quer essa área, é de ler bastante, ter muito empenho e compromisso com o estudo, primacialmente com as leis e artigos. 


Bianka Rumayor, N°02, 3D

Linha do Tempo


Para complementar a linha do tempo já feita no 2º ano, foi proposto aos alunos que montassem uma linha no tempo a partir da última que foi postada a quase um ano. Nessa antiga linha tinha os acontecimentos da vida acadêmica desde o início da vida escolar e todos os acontecimentos que se seguiram desde então. Já esta nova tem os acontecimentos posteriores a ultimas, além de pretensões que almejamos ter no futuro e as duas linhas do tempo se completam.
 Para a constituição da nova linha do tempo, utilizamos conceitos apresentados a nós em sala de aula, como os cursos de graduação e pós graduação, a partir desse ponto a linha do tempo foi desenvolvida com acontecimentos do presente e futuro de diferenciando em cores para coisas que aconteceram e não aconteceram.  
 Legenda: Tracejado azul: aconteceram 
Tracejado vermelho: pretensões


Rayane Izaias, 28

Palestra de direito

  A ex aluna da E.E. Sebastião Fernandes Palma, Isadora Medeiros, deu uma palestra sobre o curso de direito no qual ela está fazendo.


 PERGUNTAS


1. Qual é a sua profissão?

2. Como você fez sua escolha profissional?

3. Como foi a sua entrada no mercado de trabalho nesta carreira?

4. Quais são as oportunidades de atuação profissional para essa
carreira, além desta em que você atua?

5. Que pontos positivos e desafios você identifica em cada uma
delas?

6. Atualmente, como é o mercado de trabalho para essa
profissão?

7. Que dicas você daria para quem quer seguir essa profissão?


RESPOSTAS


1.     Estudante de direito na Estácio.

2. Não era a escolha dela, primeiro ela queria ser militar, mas devido a sua altura, não foi possível. Depois ela mudou o curso para direito, porém queria uma outra faculdade, na qual sua nota no Enem não foi o suficiente para entrar, então ela decidiu fazer a prova da Estácio e hoje seus pais a bancam na faculdade.

3. Ela fez a prova da Estácio e o pai paga para ela estar lá.

4. Ela ainda atua como estudante de direito, mas futuramente ela poderá vir a trabalhar com: direito empresarial, penal, civil, ambiental, administrativo, constitucional. Ele pode atuar em instituições públicas ou privadas, como professor universitário ou como tutor dos alunos. Pode atuar também como professor de cursos preparatórios para concursos públicos ou para exame da ordem. Juiz, advogado, defensor público, promotor e procurador, delegado de Polícia, diplomata, desembargador dentre outras profissões.

5. Pontos positivos é uma excelente carreira profissional, bem respeitada, e tem ótima remuneração, porém os desafios encontrados são materiais de trabalho para iniciar a carreira que são muito caro, como livros, roupa escritório e etc.

6. Ela não comentou muito, mas pelo que sabemos o mercado de trabalho de direito sempre é muito concorrido, pois são diversas pessoas que querem essa profissão, mas o ramo do direito é bem amplo e sempre esta precisando de mais pessoas.

7. Como ela não atua, ela ainda não sabe muita coisa, mas ela disse que, é necessário ter dinheiro se quisermos uma faculdade particular, se não faça pública mesmo, é necessário ter uma vestimenta formal tanto masculina para o homem, como feminina para as mulheres, e estudar bastante, ler, ser bom em argumentar e conversar.



Felipe Picão De Melo  n° 06




Palestra - Curso de graduação em Direito

Na última terça-feira tivemos uma palestra ministrada por uma antiga estudante de nossa escola que agora está cursando Direito na Estácio Ribeirão Preto. A palestrando evidenciou o quando tinha vontade de ser militar mas por sua estatura baixa não à permitiu. Ela contou também sobre como foi a ingressão na instituição particular, ela no caso conseguiu 50% da bolsa por meio de prova própria mas também apresentou mais sobre o PROUNI que seria outra forma de conseguir uma bolsa que utiliza a nota do ENEM para isso.
  Além do PROUNI a palestrando apresentou outras formas de usar a nota do ENEM para entrar na universidade tanto públicas quanto particulares, para a particulares tem o FIES, que consiste em pagar a faculdade apenas ao fim do curso e o SISU que serve para ingressar em universidades públicas.
 Foi mostrado outras áreas do Direito que se pode atuar além do advogar - A área mais conhecida - Promotor de Justiça, Juiz, Diplomata, Promotoria entre outras. Outro ponto abordado foi as vestimentas utilizadas no tribunal que são mais formais e que a instituição de ensino já implica que o estudante utilize a roupas desde o início. Partindo da palestra posso afirmar que o mercado para esse curso é amplo e abrange várias áreas além das mais conhecidas. Se fosse dar alguma dica a alguém que quer cursar direito que essa pessoa deve estar bastante, outrossim, deve ser uma pessoa íntegra e neutra. 

Rayane Izaias, 28

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Palestra - Direito



        Na última aula tivemos uma palestra sobre o curso de Direito da ex aluna Isadora Medeiros onde ela explicou um pouco da vida universitária, do curso dela e da faculdade. 
        Na tabela possui 7 perguntas e ao lado a resposta de acordo com a palestra que a mesma nos deu.

Luana Dias n° 17

Linha do tempo 2019






        Em 2018 fizemos uma linha do tempo escolar desde o começo de tudo até a época em que postamos. Agora, nesta atividade resgatamos esta linha e criamos uma nova com o que fizemos do começo de 2019 até a nossa última pretensão de estudo. 
        No meu caso, em azul coloquei o que já fiz em 2019 e em amarelo o que pretendo fazer, finalizando com a minha especialização na qual não tenho ideia de quando irei terminar, porém, sei que é a minha última pretensão. 

Luana Dias n° 17.

Palestra do curso de Direito

Essa tabela foi feita através da apresentação (palestra) da aluna de Direito na Estácio Isadora Medeiros, que tentou trazer um pouquinho de como é a vida de um universitário de uma faculdade particular.









Sarah Moreno N °31

Linha do tempo acadêmico 2019

Em P.a no ano de 2018 foi feito uma linha do tempo sobre a nossa vida escolar até aquele momento, agora fizemos uma atualização nela, complementando com o que queremos que aconteça no futuro, traçando uma nova linha do tempo com nossos objetivos.

Sarah Moreno N°31

Linha do Tempo


Camille Barbassa Monteiro: número3

LINHA DO TEMPO ACADÊMICA

Maria Eduarda Leite n° 20

LINHA DO TEMPO ACADÊMICA

Pedro Rodrigues Arantes de Oliveira n°27

quarta-feira, 28 de agosto de 2019



Nós alunos da terceira série D, realizamos a criação de um Vídeo no qual o intuito é a explicação dos acontecimentos ocorridos nas aulas de Preparação acadêmica referente ao capítulo quatro.
Portanto, relatamos como fizemos o andamento dos exercícios pedidos através da apostila. Assim, iniciamos com a tabulação das pesquisas de satisfação dos profissionais no seu ramo laboral, em seguida fizemos as apresentações dos seminários, onde cada estudante se responsabilizou em apresentar duas profissões. Com a finalização desta etapa, assistimos vídeos referentes aos aumentos nos índices de evasão do ensino superior, fazendo o levantamento das principais causas, sendo elas: má escolha, influência e problemas familiares e também o mercado de trabalho em determinadas profissões nos dias atuais, realizamos uma pesquisa sobre a importante do ensino superior nas gerações passadas e na atual e com as devolutivas criamos um díptico e para finalizar apresentamos novamente um seminário explicando alguns cursos de graduação e pós graduação.

Ana Gabriela Viana Adriani
Numero: 01

sexta-feira, 23 de agosto de 2019


Vídeo de conclusão do 4° capítulo 


Neste vídeo eu trago um breve resumo sobre o que aprendemos no capítulo quatro de Preparação Acadêmica.

Vitória Teodoro n 35
Conclusão do capítulo 4 em vídeo


Neste vídeo, é explicado brevemente os assuntos tratados no capítulo 4 de preparação acadêmica.

Davi Aleeke n 4

Vídeo de conclusão do 4° capítulo.


 Neste quarto capítulo assistimos um vídeo sobre vocações, um vídeo feito pela puc, onde explicava sobre o que é vocação, se é algo que ja nascemos com ou se adquirimos com o passar dos tempos e etc.
  Vimos também diversas profissões e cursos, e debatemos sobre para clarearmos a ideia de o que realmente planejamos para nossas vidas.
  Tivemos também um texto sobre o que devemos fazer para ter boas relações no mercado de trabalho para que o nosso dia a dia seja melhor e mais fácil do que um trabalho onde não se tem boas convivências.

Conclusão Capitulo 4

Vídeo explicativo do Quarto Capitulo da matéria de Preparação Acadêmica.



Vídeo 4° capítulo 



O quarto capítulo agregou nas nossas vidas acadêmicas, pois foi importante vermos as etapas e conhecimentos adquiridos nas aulas. Principalmente nas profissões, pois todos vimos diferentes áreas que nem sabíamos que existia, importante na tomada de nossas decisões e porque pelo nosso autoconhecimento, e perfil vai se adequar com nosso futuro trabalho. As dicas também forem relevantes para nossa construção profissional.
Conhecimentos também que não somente entrar no curso superior, mas sim terminar o curso. A professora trouxe pesquisas e vídeos sobre Evasão do Ensino Superior e os que mais saem são de faculdades publicas, mostrando a defasagem do ensino. E os programas de aulas que essas faculdades trazem para os alunos, que por consequência é bem parecido com as nossas disciplinas diversificadas na escola como: orientação de estudos, preparação acadêmica, tutor/ orientador, reforço de aulas principalmente nas áreas de exatas.
Visto isso, mostra se que não só devemos nos preocupar em entrar, mas sim em finalizar o curso é ser bem sucedido na área de trabalho. Por isso, o quarto capítulo foi importante para ressaltar e nos fazer refletir sobre o que queremos ao nosso futuro profissional, acadêmico é pessoal.

Mayara n 25

Vídeo sobre o 4º capítulo


       O quarto capítulo agregou nas nossas vidas acadêmicas, pois foi importante vermos as etapas e conhecimentos adquiridos nas aulas. Principalmente nas profissões, pois todos vimos diferentes áreas que nem sabíamos que existia, importante na tomada de nossas decisões e porque pelo nosso autoconhecimento, e perfil vai se adequar com nosso futuro trabalho. As dicas também forem relevantes para nossa construção profissional.
       Conhecimentos também que não somente entrar no curso superior, mas sim terminar o curso. A professora trouxe pesquisas e vídeos sobre Evasão do Ensino Superior e os que mais saem são de faculdades publicas, mostrando a defasagem do ensino. E os programas de aulas que essas faculdades trazem para os alunos, que por consequência é bem parecido com as nossas disciplinas diversificadas na escola como: orientação de estudos, preparação acadêmica, tutor/ orientador, reforço de aulas principalmente nas áreas de exatas.
       Visto isso, mostra se que não só devemos nos preocupar em entrar, mas sim em finalizar o curso é ser bem sucedido na área de trabalho. Por isso, o quarto capítulo foi importante para ressaltar e nos fazer refletir sobre o que queremos ao nosso futuro profissional, acadêmico é pessoal.

Mayara Silva n° 24

[VIDEO] Conclusão Capítulo 4

Para a finalização do capitulo 4, nós alunos tivemos que fazer um vídeo falando um pouco sobre todas as atividades propostas nesse capitulo, onde trabalhamos um pouco com o conhecimento de diversas profissões, com pesquisas sobre insatisfação e satisfação no mercado de trabalho e um pouco sobre o verdadeiro conceito de vocação.


-Aluno Victor Hugo Andrian, n° 33, 3D.




O vídeo é autoexplicativo, mas caso não tenha ficado claro, minha intenção foi resumir em um minuto os temas vistos em Preparação Acadêmica no seu quarto capítulo.

Bianka Rumayor n 3

Conclusão capítulo 4°




Nós, estudantes da E.E Sebastião Fernandes Palma, realizamos um vídeo como forma de resumir todos os conteúdos trabalhados durante o capitulo 4. Aprendemos mais sobre as profissões, desse modo tendo um maior número de opções de cursos superiores. Além disso, aprendemos como ser um profissional feliz no mercado de trabalho, algo muito importante para os próximos anos.  Entendemos também o motivo para a evasão no ensino superior, sendo elas: falta de conhecimento, desse modo escolhendo de forma equivocada o curso. Problemas financeiros e a influência de amigos e de familiares. Para finalizar o conteúdo do capitulo 4, assistimos vídeos que explicam sobre essa evasão.

Davi Otoboni n 05  

Vídeo sobre o 4º capítulo



     A proposta desta atividade é fazermos um vídeo explicando sobre o que aprendemos no capítulo 4 de preparação acadêmica e o que é importante do que aprendemos para nossa vida.
     No caso os temas apresentados de profissões, texto sobre o salário, vocação e evasão nos ajuda a pensarmos em como agir em escolhas e em algumas situações da melhor maneira para que não seja necessário o abandono de faculdade, infelicidade no trabalho e etc.

Luana Dias n°17

Conclusão 4° capítulo 



O principal objetivo do vídeo é resumir os conteúdos que foram trabalhados durante as últimas aulas de PA. 
Ao decorrer do capítulo 4, aprendemos sobre como ser um bom profissional e ao mesmo tempo ser uma pessoa feliz no mercado de trabalho. Ocorreu seminários sobre as mais variadas profissões, aumentando as opções de escolha. Com os vários cursos apresentados, consegui ter uma maior certeza sobre o curso que tenho interesse e descarte vários que já pensei em cursar. Mas, se escolher o curso já não é algo fácil, se manter nele e no mercado de trabalho são coisas ainda mais difíceis, mas com toda a ajuda e apoio que tive durante as aulas, isso se tornou algo possível. Tive várias dicas de passos que posso dar para ser feliz no emprego que almejo, como por exemplo escolher algo que sinto prazer em fazer e nunca deixar de lado a vida pessoal. Isso foi algo muito importante, já que taxas de infelicidade no local de trabalho são muito altas. Depois de aprender sobre profissões das mais variadas áreas e saber mais os motivos da infelicidade no local de trabalho e como evita-la, aprendemos sobre os motivos da evasão no ensino superior. Isso envolve várias coisas, como problemas financeiros, falta de auto conhecimento, problemas familiares... Para evitar fazer parte desse porcentual de pessoas que abandonam o ensino superior, é necessário pensar muito sobre o que realmente quer fazer e sempre levar em conta que será necessário investimento, para assim obter êxito futuramente.
Ao final desse capítulo, me sinto um pouco mais preparada para os próximos anos da minha vida. 

Núria Paula Eliziário n 25°

Conclusão do capítulo 4.


Laura Santos n°14, 3°D

Conclusão do capítulo quatro de Preparação Acadêmica


Gabriely Caroline Mendes  N°7 3°D

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Conclusão em vídeo sobre o capítulo 4

Para a finalização do quarto capítulo de preparação acadêmica foi proposto a nós, estudantes que fizéssemos um vídeo sobre o que aprendemos com ele. 
No último capítulo em P.A vimos um pouco mais sobre as profissões além do nosso projeto de vida que foi abordado no primeiro ano e segundo ano. Além dos seminários sobre as profissões que foram muito importantes para o desenvolvimento da reflexão se era mesmo as graduações que tínhamos em mente. Ligado a isso, a discussão sobre vocação também foi algo muito interessante além dos seminários e por fim as pesquisas sobre o mercado de trabalho que além de dados estatísticos trouxeram o direcionamento das entrevistas 
By: Rayane Izaias, 28

Conclusão do capítulo 4.

A atividade proposta foi um resumo de toda a matéria aprendida na aula de preparação acadêmica no capítulo 4.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             Obrigada pela atenção!!!

terça-feira, 20 de agosto de 2019

Díptico



´´A nossa geração queria muito estudar, pois entendiamos a grande importância do estudo, mas poucos conseguiam, devido que, precisávamos largar o estudo para trabalhar e ajudar em casa.``

´´Hoje o estudo é essencial para entrar no mercado de trabalho, uma vez que é exigido cada vez mais qualificação profissional.``


Nesta atividade proposta, realizamos uma pesquisa com algum responsável mais velho para perguntar sobre como era a importância da educação superior na época. No nosso díptico, representamos de um lado a resposta do responsável e do outro a resposta conjunta do grupo, os resultados foram parecidos mas houveram algumas  diferenças.
     A diferença de prioridade não existe tanto, pois ambas as épocas entendem a necessidade de educação, que é primordial para abrir diversas portas e nos tornarmos pessoas letradas. Porém, antigamente não existia opção, era imposto o trabalho desde pequenos para poderem ajudar em casa e hoje, por mais que existam jovens que trabalham também, o estudo continua sendo o principal.

Felipe Picão  06
Luana Dias   17
Maria Eduarda Leite 20
Maria Eduarda Pace 21

Educação entre gerações

Após a apresentação da atividade proposta, os alunos tiveram de confeccionar um díptico, demonstrando as diferenças de pensamentos entre gerações.

O tema de comparação foi "A importância da educação superior na sua época".
O entrevistado relata que na sua época, um curso de nível superior poderia alavancar sua vida financeira, sendo a única forma de sucesso no trabalho. 
O mesmo relata que para ele, a falta de um curso superior em sua carreira ocasionou na perda de muitas oportunidades.
Atualmente, percebe-se que cursos superiores são apenas mais um degrau no conhecimento e que sozinhos, não garantem o sucesso e alavancagem profissional do indivíduo.
O entrevistado comenta sobre a dificuldade para passar em uma faculdade em meados dos anos 80 e 90, e que após a criação e inclusão de incentivos e facilitadores, essa dificuldade vem diminuindo.

Pedro Rodrigues n°27

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Díptico 




A partir de entrevistas feitas pelos alunos sobre o que seus parentes de gerações passadas pensavam sobre faculdades em sua época de adolescência, concluirmos que houve uma mudança drástica entre os pensamentos de nossa geração e das passadas. Os motivos de que não tiveram a chance de adentrar a um ensino superior foi que precisavam ajudar os familiares com as despesas das casas, por isso trabalhar desde cedo era a única escolha.










Davi Otoboni N°5
Pedro Padilha N°26
João Pedro Barros N°12
Marcela Esteves N°19

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Díptico sobre as entrevistas relacionadas ao Ensino Superior

Foi proposto à classe uma pesquisa extra escolar, com indivíduos de alguma geração acima da nossa (o ideal seria a consulta com os avós para melhor resultado).
 Nessa pesquisa, perguntaríamos qual era a importância de se ter o ensino superior completo para a geração entrevista, e fazer um comparativo com as perspectivas atuais.
 Com os dados coletados, o grupo fez um díptico mostrando esse comparativo, para ficar mais fácil de organizar as ideias e também de apresentá-las


 A imagem do lado esquerdo representa a importância do ensino superior antigamente, na qual as pessoas acreditam que quem o completasse poderiam se destacar na vida e conquistar seus objetivos com mais facilidade, já que os mesmos teriam uma experiência maior e, logo, conseguiriam um emprego melhor.
 Portanto, como naquela época a maioria da população permanecia nos campos, em seus trabalhos manuais e sem o estudo, foi colocado na foto imagens referentes à isso, como celeiro, máquinas colheitadeiras, e animais rurais.
 Atualmente, as perspectivas não se alteraram tanto, pois ainda acreditam que o ensino superior trás novas oportunidades e possibilidades no futuro. Porém, está se tornando cada vez mais recorrente essa procura por aprimoramento do conhecimento, já que não basta mais ter somente o ensino primário para suceder na vida, além de ser cada vez mais fácil o ingresso em alguma instituição superior.
 Por esse motivo, a foto do lado direito, representando os dias atuais, trás consigo alguns dos possíveis benefícios que ensino superior pode oferecer, bem como uma moradia e um carro próprio, além de sustentabilidade financeira e particularidades específicas.

Grupo:
Ana Gabriela nº01
Bianka Rumayor nº02
Davi Aleeke nº04
Izabella Fernandes nº11

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Díptico - Geração Passada e Atual

Nós realizamos uma pesquisa com pessoas de outras gerações, usando a seguinte pergunta "O que significa a Educação superior para a sua geração?", com o intuito de saber o que as gerações passadas pensam em relação ao Ensino Superior, o resultado do grupo foi esse...





Muitas pessoas das gerações passadas não ingressavam e não se interessavam no Ensino Superior e acabam indo direto pro mercado de trabalho, que é muito cansativo, mas tais pessoas continuavam nele por necessitarem dele. Já na nova geração as pessoas são muito mais preocupadas com o Ensino Superior, quais faculdades iram ingressar, quais cursos iram escolher, se formar em algo que os façam felizes, visando outras coisas não só o dinheiro.


Igor Gabriel  Nº 9  3°D
Letícia Baum  Nº 15  3°D
Lorena Capino  Nº 16  3°D
Victor Andriam  Nº 33  3°D

A visão da geração anterior para realização de um curso superior/ díptico


Com base na análise das entrevistas realizadas com as integrantes do grupo, Laura, Mayara, Núria, Rayane e Ricardo chegamos ao consenso para criação e apresentação do díptico. As entrevistas respectivamente foram:
O entrevistado disse que “ Na minha família tínhamos uma condição de média baixa renda, e os meus pais não me incentivaram a fazer um curso superior, pois antigamente prezava-se o trabalho, desvalorizando o Ensino Superior”.

A entrevistada disse que “ Na minha família éramos muito pobres e com muitos irmãos, e para fazer um curso superior era necessário ter condições financeiras acessíveis, então tínhamos que trabalhar para ajudar em casa. Atualmente, sinto o peso de não ter realizado um curso superior ou ao menos ter terminado o Ensino Médio”.
A entrevistada disse: “ para minha época não significava nada, pois o que se prezava era o trabalho”.
A entrevistada disse: “ Na época a Educação Superior não era muito comum entre das pessoas da cidade, então não nos interessamos em realizar um estudo melhor”.
O entrevistado disse: “ Antigamente, não era prioridade fazer uma graduação, pois o foco de quem não tinha uma renda alta era apenas trabalhar para viver, para se alimentar. Sendo assim, não era muito comum uma pessoa de baixa renda cursar faculdade e sim trabalhar para sustentar sua família”.
A realização do díptico apresenta a relação de antigamente, pois independente de qualquer idade ou classe social ambos os indivíduos devem-se trabalhar para tal sustento ou em seus domicílios. Logo, a educação era desfavorecida e desvalorizada, já que a elite naquela época era quem estudava. Do outro lado da imagem, é perceptível que os objetivos mudaram, tendo maior acesso para ambas classes sociais, pois hoje em dia há recursos como auxílios a moradia, cotas raciais, auxílio de iniciação científica e CAPS que facilitam a entrada nas universidades, porém exige dedicação de cada um.
Portanto, conclui-se que ao entrevistar os indivíduos da geração passada, era valorizado desde jovem a área de trabalho, por suas condições financeiras, desigualdade social, influência dos pais, e a desvalorização do curso superior. Todavia, hoje em dia há uma maior valorização de um curso superior, seja na faculdade, o tecnólogo ou curso técnico, por motivos de maior acesso, influência e mercado de trabalho mais exigente. E principalmente a flexibilidade da educação, pois fornece muitos cursos à distância e entre outros.

 Laura nº 14
 Mayara nº 24
 Núria nº 25
  Rayane nº 28
  Ricardo n º 29



Díptico da geração antiga e atual.


Realizamos uma pesquisa para mostrar os diferentes momentos do pensamento de gerações anteriores e de gerações atuais em relação aos estudos e ao ingresso no mercado de trabalho, com base nessas informações foi montado o díptico acima.
Na concepção das gerações anteriores, naquela época o estudo era visto como algo importante, mas não era algo primordial, ao mesmo tempo que várias pessoas se formavam, a maioria escolhia ir para o mercado de trabalho, pois era possível conseguir uma condição financeira boa sem ter estudos completos.
Atualmente, o ensino superior pode ser visto como uma oportunidade para abrir muitas portas no mercado de trabalho, uma vez que as empresas estão em busca de profissionais cada vez mais qualificados e melhor preparados.

3º D
João Vitor Guedes Nº13
Luiza Zortéa Nº18
Victor Queiroz Nº34

Díptico sobre as diferentes opiniões sobre ensino médio





A partir das entrevistas que foram feitas com nossos avós, através de perguntas sobre a suas opiniões a respeito do ensino superior, notamos que no passado, as pessoas eram mais focadas diretamente no trabalho, não achavam tão importante o ensino superior. Hoje em dia, a maioria dos jovens vai em busca de ter um ensino superior para melhorar seus conhecimentos e seu currículo.



Sarah de Paula n30
Sarah Moreno n31
Maria Eduarda Vechi n22
Iago Bermudes n08